ENSINO REMOTO

Estratégias Inovadoras para Ensino Remoto no CFC

Facilitadoras: Mariana Morais e Andreia Bastos

Apresentação

O processo de ensino e aprendizagem vem sofrendo transformações a partir das novas tecnologias. No universo da Educação para o Trânsito, as novas tendências ganham progressivamente mais espaço. Em virtude da pandemia do COVID-19, o Departamento Nacional de Trânsito  autorizou a realização de cursos teóricos  de formação de condutores, na modalidade de Ensino Remoto.

 

No entanto, a transição de aulas presenciais para o universo virtual não é tão simples, e requer adoção de estratégias e recursos específicos e desenvolvimento de habilidades, por parte do educador.

 

Este curso se propõe a preparar instrutores de  trânsito para o uso de ferramentas e metodolgias inovadoras nas aulas remotas ministradas nos Centros de Formação de Condutores.

PÚBLICO ALVO: Instrutores de trânsito e  Diretores de Ensino de CFC.

Programação

MÓDULO I

1. Ensino Híbrido - O que é?

1.1 Como aplicá-lo na Educação para o trânsito.

 

2.Metodologias Ativas: O que é? Por que usar?;

2.1 Metodologias ativas e  ambientes virtuais;

2.2 Plano de aula com uso de metodologias ativas;

2.3 Roteiro de aulas com uso de metodologias ativas.

 

3.Metodologia Ativa:

Mapa mental;

 

MÓDULO II

1. Aspecto socioeconômicos e amparo legal do ensino  remoto;

1.1 Educação formal X Educação não formal;

1.2 Ensino Remoto X EAD;

1.3 CONTRAN – Resolução 730/18 e Deliberação 189/20;

1.4 Requisitos de segurança e de operação dos sistemas dos CFCs.

 

2. Metodologias ativas:

2.1 Sala de aula invertida (flipped classroom);

2.2 APB/PBL – Aprendizagem Baseada em Problema.

 

MÓDULO III

1.Criando e configurando salas de aulas virtuais;

1.1 Ferramentas do Gsuíte: Google for education;

1.2 Google Classroom: Configuração de sala virtual;

1.3 Comunicação assertiva nos ambientes virtuais;

1.4 Orientação de Fórum permanente no ambiente virtual;

1.5 Roteiros e planejamento de aulas ao vivo;

2.Metodologias ativas:

2.1 Gamificação;

2.2 Peer Instruction.

Mariana Morais

Sobre a Facilitadora

Mariana Morais é Pedagoga, mestra em Educação pela UFPE e especialista em Gestão Escolar. Atua há mais de 10 anos com formação inicial e continuada de educadores.  Experiência com consultorias nas áreas de planejamento e financiamento educacional, gestão pública e programas do MEC. É pesquisadora do NEPE/FBJ. Docente nos cursos de graduação e pós-graduação, consultora interna educacional do Instituto Conceição Moura e analista em gestão educacional do estado de Pernambuco.

Sobre a Facilitadora

Andreia Bastos é mestranda em Educação, Ciências e Matemática, pela Universidade Federal de Pernambuco. Pedagoga. Especialista em Educação à Distância e Novas Tecnologias. Possui MBA em Gestão Empresarial. Atua há mais de 10 anos na coordenação pedagógica de cursos profissionalizantes. É docente em cursos de graduação e pós-graduação. Instrutora de Trãnsito. Pesquisadora do processo de ensino e aprendizagem e entusiasta dos desafios que a Educação à Distância apresenta a todos os educadores.

WhatsApp%20Image%202020-04-13%20at%2018.

O CURSO INCLUI

  • Aulas remotas transmitidas pelo Google Meet (09h/a);

  • Atividades práticas com o uso de ferramentas gratuitas (06h/a);

  • Tutoria, on line, individualizada, pelo WhatsApp Sala de aula); 

  • Material complementar, disponível no Google Classroom;

  • Certificação digital.

data/horário das aulas 

A DEFINIR

INVESTIMENTO

R$97,00

formas de pagamento

  • Boleto bancário;

  • Depósito bancário;

  • Cartão de Crédito.

© 2020 INCONTRI Cursos e Consultoria. Todos os direitos reservados.